sexta-feira, 13 de março de 2015

Medalha Bartolomeu de Gusmão

Todos os anos a Força Aérea Brasileira concede a “Medalha Bartolomeu de Gusmão” aos seus profissionais que tenham prestado serviços importantes para a FAB.

A medalha leva o nome do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), que foi um dos precursores da aviação.

http://www.fab.mil.br/medalhas#medalha-bartolomeu-gusmao

No endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira [1] temos a seguinte informação:


A condecoração é concedida, preferencialmente, aos Suboficiais, Sargentos, Cabos e Taifeiros da ativa e funcionários civis da Aeronáutica até o nível correspondente a Suboficial, em atividade. Ela é destinada, prioritariamente, a quem ainda não possui a medalha “Mérito Santos-Dumont”, mas os militares devem ter a “Medalha Militar”, e os funcionários da Aeronáutica, mais de dez anos de serviço.

A entrega das medalhas será sempre no dia 25 de março de cada ano, quando se comemora o “Dia do Especialista de Aeronáutica”. A medalha leva o nome do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), nascido em Santos-SP, porque foi um dos precursores da aviação, por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação. Ele foi pioneiro na utilização do ar quente como elemento capaz de fazer ascender um corpo no espaço: em 1709, no centro de Lisboa, em Portugal, o primeiro balão livre levantou vôo na história. Era o “Passarola”, engenho do “Padre Voador”.

REFERÊNCIAS:

[1] Ministério da Defesa – Força Aérea Brasileira. Medalha Bartolomeu de Gusmão. Disponível em:  <http://www.fab.mil.br/medalhas#medalha-bartolomeu-gusmao>. Acesso em 13 mar2015.

Nenhum comentário: