domingo, 17 de janeiro de 2016

Edme Mariotte (1620 – 1684)

Edme Mariotte foi dos fundadores da Física Experimental na França[1], participou da descoberta de uma importante lei da Física que ficou conhecida como Lei de Boyle-Mariotte. Além de físico experimental, Edme Mariotte foi padre católico e um dos fundadores da Academia de Ciências de Paris. Outra descoberta famosa do padre Mariotte foi à localização de um ponto cego na retina, esse ponto que não é sensível à luz, é conhecido também como ponto escuro de Mariotte. Pouco se sabe sobre a infância do cientista e padre Edme Mariotte, é provável que tenha nascido na cidade de Dijon na França em 1620. Ele morreu em Paris no ano de 1684 após uma vida dedicada a Ciência e a Igreja.
Veja a seguir, algumas das importantes descobertas do físico e padre Edme Mariotte.


O ponto cego de Mariotte

Edme Mariotte descobriu que no olho humano existe um ponto cego e relatou essa descoberta em seu livro Observations sur l’ organe de la vision.

A primeira comunicação que dirigiu a Academia de Ciências de Paris (que ajudou a fundar em 1666) intitula-se Observations sur l’ organe de la vision. Aqui descreve, pela primeira vez, a existência de um ponto cego na retina, propondo a experiência que ainda hoje é descrita em manuais e livros de divulgação para demonstrar a existência desse ponto. (BERNARDO, 2009, p. 347).

Para encontrar esse ponto cego, há um vídeo bem didático produzido pelo canal Manual do Mundo[2] no Youtube, disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=kRIxqyubB5Y



O ponto cego ou ponto escuro de Mariotte é também conhecido como escotoma e corresponde a uma pequena área da retina que não contém receptores de luz porque é a região onde se insere o nervo óptico[3][4].

A lei de Boyle-Mariotte

Edme Mariotte verificou em 1676, a relação entre volume e pressão de um gás em um sistema fechado. Porém, o físico anglo-irlandês Robert Boyle já havia realizado a mesma descoberta alguns anos antes. Mariotte cedeu todos os créditos da descoberta a Boyle, mas como reconhecimento, essa lei ficou conhecida como Lei de Boyle-Mariotte [5].


A garrafa de Mariotte

Outro dispositivo atribuído ao padre-físico Edme Mariotte é a garrafa ou frasco de Mariotte. Trata-se de um dispositivo bastante útil para estudar a Mecânica dos fluidos e pressão atmosférica, tem efeitos bem interessantes. Veja o vídeo, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rChKQC6gN8E



REFERÊNCIAS

[1] BERNARDO, Luís Miguel. História da Luz e das Cores, vol. 1, 2. ed. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2009, páginas 347 – 348.

[2] Manual do Mundo. A cabeça que desaparece (ponto cego) (ilusão). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kRIxqyubB5Y>. Acessado em: 17 jan.2016.

[3] WIKIPÉDIA. Ponto Cego. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_cego>. Acessado em: 17 jan. 2016.

[4] SERENDIP STUDIO. Seeing more than your eye does. Disponível em: <http://serendip.brynmawr.edu/bb/blindspot1.html>. Acessado em: 17 jan. 2016.

[5] UNIVERSIDADE DE COIMBRA, Departamento de Física. A evolução histórica para a interpretação do comportamento dos gases e as biografias dos seus intervenientes. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/pressao/dados/anexo7/index.html>. Acessado em 17 jan. 2016.

[6] UA - Universitat d'Alacant / Universidad de Alicante. El Frasco de Mariotte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rChKQC6gN8E>. Acessado em: 17 jan. 2016.

Nenhum comentário: