sábado, 20 de dezembro de 2014

Um enorme tubarão foi capturado na Itália

Figura 1

Nicolau Steno era um anatomista muito respeitado na Europa.1 Ele usou a geometria para mostrar que um músculo em contração altera a sua forma mas mantem o volume. 2 Até que um fato curioso mudou seu destino, em 1666, pescadores capturaram um enorme tubarão no litoral da Toscana. O grão duque mandou que a cabeça do tubarão fosse enviada a Florença para ser estudada pelo anatomista Steno. 1 e 2

Ao dissecar a cabeça do tubarão, Steno notou que os dentes eram muito parecidos com alguns objetos encontrados dentro de rochas. Plínio, um estudioso da época do Império Romano, sugeriu que esses objetos haviam caído do céu ou da Lua. Nicolau Steno chegou a conclusão que esses objetos eram na verdade dentes de tubarão fossilizados. 1 e 2 

A partir dessa descoberta, Steno passou a estudar como os sólidos poderiam ser encontrados dentro de outros sólidos e estabeleceu três princípios que são a base de uma ciência chamada de Estratigrafia que é um ramo da Geologia. Os princípios de Steno são:3



Devido a esses estudos, Steno é considerado o “pai” da Estratigrafia3.

Após uma vida dedicada à ciência, Steno decidiu se tornar padre, foi ordenado em 1675 e nomeado bispo dois anos depois. Em 1988, Nicolau Steno foi beatificado pelo papa João Paulo II.

Nicolau Steno também é conhecido pelas variações do seu nome: “do dinamarquês Niels Steensen ou Niels Stensen; latinizado como Nicolaus Stenonis, por vezes referido como Nicolas Steno”. 3  (Wikipédia).

Referências:

[1] CAMPOS, MARCIO. BLOG TUBO DE ENSAIO: O Bispo que abriu a ostra do mundo. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/o-bispo-que-abriu-a-ostra-do-mundo/>. Acessado em: 20dez2014.

[2] University of California Museum of Paleontology. Nicholas Steno (1638-1686). Disponível em: <http://www.ucmp.berkeley.edu/history/steno.html>. Acessado em 20dez2014.

[3] SOARES, MARINA BENTO. Tempo Geológico. Departamento de Paleontologia e Estratigrafia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tempo_geologico3.html>. Acessado em 20dez2014.

[4] WIKIPÉDIA. Nicolaus Steno. Diponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolaus_Steno>. Acessado em 20dez2014.

Figuras:


Temas relacionados: História da Ciência, padres cientistas, padres que se dedicaram a ciência, História da Igreja Católica, História da Física, História da Geologia.

Nenhum comentário: