segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gassendi, o primeiro cientista a fazer distinção entre átomos e moléculas

Pierre Gassendi foi o cientista que recuperou e defendeu as ideias dos antigos gregos sobre a existência dos átomos, e foi o primeiro a fazer distinção entre átomos e moléculas.

Pierre Gassendi nasceu em 1592 na região francesa de “Champtercier” e foi ordenado padre em 1616.1

A existência dos átomos era defendida pelos antigos filósofos gregos, mas o filósofo Aristóteles, se opôs ao atomismo.2  Conforme ROVARIS:

“Aristóteles concorda com os atomistas de que os objetos materiais podem ser categorizados por seus constituintes elementares e que deve haver limites para a divisibilidade das partículas. No entanto, ele rejeita que essas partículas menores sejam os componentes materiais essenciais dos objetos. Ao invés disso, propõe que os elementos simples são o ar, a água, a terra e o fogo, que se combinam para formar as substâncias materiais diferentes com suas qualidades particulares”. (ROVARIS, 2007, pág. 13)

Portanto, a rejeição ao atomismo ocorre ainda no mundo antigo. 
“Contudo, a influência de Aristóteles de Estagira (384-323 a.C.) provocou um abandono das antigas ideias gregas sobre o atomismo, em especial, a teoria atômica proposta por Leucipo: foi contrário a muitas das posições aceitas no estudo da constituição da matéria, por exemplo, não admitindo a existência do vácuo, considerando de extrema importância o uso dos sentidos como fonte de conhecimento e negando o valor dos opostos”. (Textos de Apoio aoProfessor de Física, v.22 n.6, 2012, pág. 11).

No século XVII, o padre e filósofo Pierre Gassendi fez uma defesa firme do atomismo abrindo caminho para que outros cientistas também se dedicassem ao assunto. Padre Gassendi foi o primeiro cientista a explicar a diferença entre átomos e moléculas: 

“Aos poucos, a visão atomística da matéria foi novamente se incorporando à ciência. O filósofo e matemático francês Pierre Gassedi (1592-1655), em 1647, foi o primeiro cientista a apresentar a distinção entre átomos e moléculas. Segundo Gassedi, os átomos seriam uma parte real, invisível e indivisível da matéria que, reunidos em pequenos grupos receberiam a denominação de moléculas. Foi por meio dos trabalhos de Gassedi que o físico e químico inglês Robert Boyle (1627-1691) conheceu a teoria atômica”. (Textosde Apoio ao Professor de Física, v.22 n.6, 2012, pág. 15 E 16).

http://www.gassendi.fr/index.php


REFERÊNCIAS:

[1] OREGON STATE UNIVERSITY. Pierre Gassendi (1592-1655). Disponível em: <http://oregonstate.edu/instruct/phl302/philosophers/gassendi.html>. Acessado em 14dez2014.

[2] ROVARIS, TATIANA ROMERO. O projeto epicurista antiaristotélico de Pierre Gassendi (dissertação de mestrado). Orientador: Prof. Dr. Márcio Augusto Damin Custódio. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, 2007. Disponível em: <www.ppgf.ufba.br/dissertacoes/Tatiana_Romero.pdf>. Acessado em 14dez2014.

[3] Lisiane Araújo Pinheiro, Sayonara Salvador Cabral da Costa, Marco Antonio Moreira. Do átomo grego ao Modelo Padrão : os indivisíveis de hoje. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2011. Textos de Apoio ao Professor de Física, v.22 n.6, 2012. Programa de Pós-graduação em Ensino de Física. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v22_v6_pinheiro_costa_moreira.pdf>. Acessado em 14dez2014.

Figura 1: Pierre Gassendi. Diponível em: Médiathèque Intercommunale des Trois Vallées. Biographie Pierre Gassendi. Disponível em: <http://www.gassendi.fr/index.php>. Acessado em 14dez2014.

Temas relacionados: História da Ciência, padres cientistas, padres que se dedicaram a ciência, História da Igreja Católica, História da Física e Química.

Nenhum comentário: