sábado, 30 de setembro de 2017

Boécio: O último dos Romanos!

No ano 476 DC, Roma foi invadida e o imperador foi deposto, era o fim do Império Romano do Ocidente! Em meio a grande turbulência, muitos textos do Mundo Antigo poderiam ser perdidos para sempre. Felizmente, alguns anos mais tarde, um dedicado escritor trabalhou na tradução de antigos textos gregos e deixou uma obra que seria utilizada durante toda a Idade Média. Esse escritor é o teólogo Boécio, que também é considerado um dos pais da Igreja.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bo%C3%A9cio#/media/File:Boethius.jpeg

Boécio viveu de 480 a 524 (?) ou 525 DC, seu nome completo era Anício Mânlio Torquato Severino Boécio, (em latim: Anicius Manlius Torquatus Severinus Boethius) [1]. Ele foi teólogo, estadista, filósofo e poeta romano. Boécio trabalhou na tradução de diversas obras gregas para o latim, especialmente obras de Aristóteles. Essas obras tiveram grande importância nos séculos seguintes, pois serviram como fontes de estudo nas escolas e universidades medievais. [2]

Anício Mânlio Severino Boécio (470-525), o último representante da Filosofia Ocidental antes do fim da Patrística, é quase a única fonte do aristotelismo da Idade Média antes do século XIII, sendo notável também por ter feito a transmissão dos pensamentos de Platão e dos estoicos. Sua importância maior no campo da Filosofia se deu quando das traduções das obras lógicas aristotélicas, o que lhe permitiu passar para a posteridade. Porém, Boécio também compôs algumas obras de cunho lógico, muito utilizadas durante o período da Escolástica. (MORAIS E SOUZA, 2010) 

Boécio estudou e fez traduções de textos sobre lógica (sobretudo sobre o silogismo). Também escreveu sobre Música e Aritmética [3] Naquela época, muitos pensadores cristãos demonstraram grande dedicação ao estudo dos textos antigos, esse fato foi importante para que o legado cultural do mundo antigo fosse transmitido as futuras gerações. [2]
   
Entretanto, não obstante a influência cristã sobre a Filosofia, os pensadores medievais buscaram beber das fontes gregas. Assim, é possível ver um Agostinho de Hipona se debruçando sobre os escritos platônicos e um Tomás de Aquino investigando os pensamentos de Aristóteles. Dessa forma, os escritos dos filósofos gregos ganharam destaque no Ocidente. Mas foi em torno de Aristóteles que a maior parte dos estudos e das disputas medievais se concentrou. (MORAIS E SOUZA, 2010) 

A obra mais conhecida de Boécio, foi escrita na prisão, é a obra “A Consolação da Filosofia” (De consolatione philosophiae).  Conforme a Biblioteca Digital Mundial, essa obra é “considerada como uma das obras mais importantes e influentes do mundo ocidental [...] Escrita na forma de um diálogo entre Boécio e a Senhora Filosofia, a obra passou por várias ilustrações na Idade Média”. [4]

Na época de Boécio, a Itália era governada pelo rei godo Teodorico. Boécio defendeu publicamente o senador Albino que era acusado de conspirar contra o rei. Devido a isso, Boécio foi acusado de traidor [5]. Além disso, foi acusado de praticar magia, o que ele negou veemente. Devido a essas acusações, infelizmente Boécio foi condenado a morte na cidade de Pávia em 524 ou 525. [6]

Em muitas de suas obras, Boécio defendeu a doutrina Católica. A Igreja considerou que sua condenação foi injusta e considera esse filósofo um Mártir Cristão. O papa Bento 16, falou sobre Boécio na Audiência Geral do dia 12de março de 2008 [7]:

Particularmente absurda é, além disso, a condição de quem, ainda como Boécio que a cidade de Pavia reconhece e celebra na liturgia como mártir da fé, é torturado mortalmente, sem qualquer motivo que não seja o das suas próprias convicções ideais, políticas e religiosas. Boécio, símbolo de um número imenso de aprisionados injustamente de todos os tempos e de todas as latitudes, é com efeito a objectiva porta de entrada para a contemplação do misterioso Crucificado no Gólgota. (Bento XVI, 2008)

Boécio afirmava que devemos buscar a felicidade na busca pelo conhecimento de Deus, pois Ele é a “sabedoria absoluta”. [8]

No calendário da Igreja Católica, o dia 23 de outubro é dedicado em honra a Boécio. [9]



Os restos mortais de Boécio, estão na basílica de San Pietro in Ciel d'Oro ("São Pedro no Céu de Ouro" em italiano), que foi uma antiga catedral dos agostinianos em Pavia, na região da Lombardia, Itália.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bo%C3%A9cio#/media/File:Tomba_di_Severino_Boezio.jpg
A figura a seguir, é a Iluminura de um manuscrito da De Consolatione Philosophiae, feita em Itália no ano de 1385, mostrando Boécio a ensinar os seus pupilos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bo%C3%A9cio#/media/File:Boethius_initial_consolation_philosophy.jpg


REFERÊNCIAS

[1] MARENBON, John. Anicius Manlius Severinus Boethius. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2016 Edition), Ed. Edward N. Zalta. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/win2016/entries/boethius/>. Acesso em: 30 set.2017.

[2] MORAIS, Wilson Mário; SOUZA, Edvaldo Ribeiro. A recepção da lógica pelos pensadores pós-aristotélicos. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre, Vol 2, N. 05, p. 57-73, 2010. Disponível em: <http://www.theoria.com.br/edicao0510/a_recepcao_da_logicapelos_pensadores_pos_aristot%E9licos.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.

[3] HIRSCHBERGER, Johannes. BOÉCIO: O ÚLTIMO ROMANO – História da Filosofia na Idade Média. Tradução de Alexandre Correia. Disponível em: <http://www.consciencia.org/filosofia_medieval5_boecio.shtml>. Acesso em: 30 set. 2017.

[4] Biblioteca Digital Mundial. A Consolação da Filosofia. Disponível em: <https://www.wdl.org/pt/item/14683/>. Acesso em 30 set. 2017.

[5] COSTA, Ricardo; ZIERER, Adriana. Boécio e Ramon Llull: a Roda da Fortuna, princípio e fim dos homens. Disponível em: <http://www.ricardocosta.com/artigo/boecio-e-ramon-llull-roda-da-fortuna-principio-e-fim-dos-homens>. Acesso em 25 set.2017.

[6] Wikipédia. Boécio. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Boécio>. Acesso em: 30 set.2017.

[7] Bento XVI. Boécio e Cassiodoro. Audiência Geral do dia 12 de março de 2008. Disponível em:

[8] MARCONATTO, Arildo Luiz. Só Filosofia: Boécio (480-525). Disponível em: <http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=43>. Acesso em 30 set. 2017.

[9] Santi Beati. San Severino Manlio Boezio Filosofo e martire. Disponível em: <http://www.santiebeati.it/dettaglio/90400>. Acesso em 30 set. 2017.

Nenhum comentário: