domingo, 22 de fevereiro de 2015

Terremoto derrubou árvores e causou um pequeno Tsunami em pelo Rio Amazonas

O epicentro do tremor provavelmente foi na margem esquerda do Rio Amazonas, à aproximadamente 45 km de Manaus. Aldeias indígenas foram alagadas, o terreno sofreu danos severos, arvores se amontoaram formando clareiras na mata, lagoas secaram.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8941


Esse evento que ocorreu em 1690 mostra que o “Brasil não está imune a sismos fortes e potencialmente danosos”. Segundo informações disponíveis no Portal Geofísica Brasil:

Mas tudo aconteceu em junho de 1690 num país em formação e quando Manaus não passava de um ajuntamento de poucas cabanas cobertas por palha. Tais relatos partiram dos padres jesuítas Samuel Fritz e Felippe Betendorf, que visitaram em épocas distintas a região epicentral e conversaram com testemunhas dos fatos. (Portal Geofísica Brasil)

O professor José Alberto Veloso foi um dos responsáveis pela implantação do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e publicou um artigo trazendo informações sobre o maior terremoto já ocorrido no Brasil. No endereço eletrônico da UnB Agência temos o seguinte relato:

A pesquisa associa estudos sismológicos modernos aos depoimentos dos padres jesuítas Samuel Fritz e Felippe Betendorf. O primeiro elaborou um mapa com os cursos dos rios da região e registrou em diário os estragos feitos pelo terremoto. "Samuel Fritz era uma pessoa excepcional. Dedicou 40 anos de sua vida catequizando índios, edificando missões, que se tornaram cidades e registrando fatos do cotidiano da Amazônia", afirma José Alberto Veloso. (UnB Agência) 


O professor José Alberto Veloso é autor do livro “O Terremoto que mexeu com o Brasil” que relata o tremor ocorrido em 1986 no município de João Câmara, no Rio Grande do Norte. 

http://www.thesaurus.com.br/livro/2899/o-terremoto-que-mexeu-com-o-brasil
REFERÊNCIAS:

[1] Portal Geofísica Brasil. Brasil não está imune a sismos catastróficos. Disponível em: <http://geofisicabrasil.com/artigos/208-pesquisa/6553-brasil-nao-esta-imune-a-sismos-catastroficos.html>. Acesso em 22 fev.2015.

[2] VELOSO, Alberto Vivas. On the footprints of a major Brazilian Amazon earthquake. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652014000301115&lng=es&nrm=iso&tlng=es >. Acesso em 22 fev. 2015.

[3] UnB Agência. Brasil não está imune a grandes terremotos. Disponível em: <http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8941>. Acesso em 22 fev.2015.

Nenhum comentário: