domingo, 11 de dezembro de 2016

História da Matemática: O Euclides do Século XVI

Christopher Clavius (1538 - 1612), foi um matemático e padre jesuíta nascido na cidade de Bamberg na Alemanha. Ele fez uma tradução comentada da obra “Elementos de Euclides”, esse trabalho foi importante para o ensino da matemática na época do Renascimento, devido a isso, padre Clavius ficou conhecido como o “Euclides do século XVI”. [1, 2 e 3]

Clavius também escreveu vários outros livros didáticos, além da sua versão dos Elementos de Euclides, fez comentários sobre a Esfera da Sacrobosco e livros sobre álgebra, o astrolábio, aritmética prática e geometria. [2] Elaborou currículos para o ensino da matemática dando forma a educação matemática na ordem jesuíta em todo o mundo. [2]


Cristoph Clavius foi o responsável pelo projeto do calendário Gregoriano a pedido do papa Gregório XIII (1502-1585) [1]. Em outubro de 1582, a Igreja Católica substitui o calendário Juliano pelo calendário Gregoriano, essa mudança permitiu uma melhor precisão para determinar as datas de início das estações do ano.

Esse matemático introduziu na Itália os símbolos « + » e « – » e também o ponto decimal:

Clavius foi o autor de um livro de Álgebra (Roma, 1608), onde foram introduzidos pela primeira vez em Itália os símbolos « + » e « – ». Foi igualmente o primeiro a utilizar o ponto decimal. Clavius foi chamado o Euclides do século XVI. O seu nome foi dado à cratera Clavius, a segunda maior da face visível da Lua. [3] (Jesuítas Brasil)

Outra importante contribuição do matemático e padre Clavius, foram seus textos sobre a História da Matemática, conforme informa o texto "Introdução à História da História da Matemática: das origens ao século XVIII", do autor Sérgio Nobre:

Clavius escreveu um texto sobre a matemática em geral, onde são abordados temas sobre sua origem, suas subdivisões, sua utilidade, com tendências específicas à geometria euclidiana. Em especial, um dos capítulos dessa introdução, de título Inventores mathematicarum disciplinarum, possui grande valia para o movimento historiográfico da matemática, pois é um dos primeiros textos escritos especificamente sobre o tema. Compõe-se apenas duas páginas, onde Clavius escreveu sobre a origem do pensamento matemático, destacando a sequência cronológica que se inicia no Egito e Babilônia, passa pela Grécia e continua nos países árabes. No texto também aparecem pequenos comentários sobre a aritmética, a geometria, a música e a astronomia e são citados os nomes dos principais personagens que contribuíram para o desenvolvimento dessas áreas. (NOBRE, p. 17)

O grande matemático e padre Jesuíta, morreu em Roma no dia 06 de fevereiro de 1612. Para homenageá-lo, foi dado seu nome a uma cratera da Lua, a cratera Clavius que é a terceira maior da face visível da Lua. [5] Christopher Clavius também é conhecido como Christoph Clavius ou Cristóvão Clavius.

[1] NOBRE, Sérgio. INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: DAS ORIGENS AO SÉCULO XVIII. Revista Brasileira de História da Matemática, vol. 2, n. 3 (Abril/2002) – pag. 3 – 43. Disponível em: <http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.2,%20no3,%20abril%20(2002)/Nobre%20-%20RBHM3%20a.pdf>. Acesso em 10 dez. 2016.

[2] The Galileo Project. Christopher Clavius (1537-1612). Disponível em: <http://galileo.rice.edu/sci/clavius.html>. Acesso em 11 dez. 2016.

[3] Jesuítas Brasil. Jesuíta Cristóvão Clavius é tema de exposição no São Luís. Disponível em: <http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2012/08/24/jesuita-cristovao-clavius-e-tema-de-exposicao-no-sao-luis/>. Acesso em 11 dez. 2016.

[4] História do Calendário. Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/historia-do-calendario.htm

[5] Vaz Tolentino Observatório Lunar. Cratera CLAVIUS. Disponível em: <http://vaztolentino.com.br/imagens/6471-Cratera-CLAVIUS>. Acesso em 11 dez 2016.

Figuras:



Nenhum comentário: