sexta-feira, 22 de março de 2019

Em 19 de abril de 1975, Stephen Hawking recebeu do papa uma medalha pelo seu trabalho sobre buracos negros


Em 19 de abril de 1975, o cientista Stephen Hawking recebeu do papa Paulo VI uma medalha em reconhecimento ao seu trabalho sobre buracos negros. A medalha PIO XI é concedida a cada dois anos pela Academia de Ciências do Vaticano a um cientista com menos de 45 anos que tenha se destacado pelo seu trabalho.


http://www.casinapioiv.va/content/accademia/en/multimedia/photo/membranes.html

Stephen Hawking foi nomeado em 1986 como membro da Academia de Ciências do Vaticano. Nessa instituição, Hawking ministrou uma importante palestra sobre a Origem do Universo que pode ser vista no vídeo a seguir.




Stephen Hawking conheceu pessoalmente quatro papas: Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e também o Papa Francisco. Esse importante cientista não professava a fé católica, mas tinha uma relação de respeito e foi recebido com muito carinho pelos membros da Igreja Católica. O vídeo a seguir mostra o encontro de Hawking com os papas.


Além de Stephen Hawking, muitos outros importantes cientistas já fizeram parte da Academia de ciências do Vaticano, como exemplos: Ernest Rutherford, Max Planck, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Erwin Schrondinger, Alexander Fleming e outros.


A Igreja tem uma longa história de colaboração com a Ciência. Infelizmente, essa parte da História ainda é desconhecida até mesmo por muitos professores. Geralmente, nas aulas de história são citados apenas os fatos polêmicos, mas muitos cientistas importantes eram padres católicos, veja alguns exemplos:

A genética teve início graças as descobertas do monge católico Gregor Mendel.

A difração da luz foi descoberta pelo padre Francesco Maria Grimaldi.

O planeta anão Ceres foi descoberto pelo padre Giuseppe Piazzi.

O fenômeno da partenogênese das abelhas foi descoberto pelo padre polonês Johann Dzierzon.

O fundador da astronomia moderna era um cônego da Igreja: Nicolau Copérnico.

O padre Marin Mersenne estudou os números primos e era o coordenador de vários cientistas famosos, como Pascal, Descartes, Torricelli.

O Jesuíta James B. Macelwane contribuiu muito com a Sismologia, escreveu o primeiro livro em Sismologia da América.

O Astrônomo Jesuíta Christian Mayer é apontado como o pioneiro no estudo de estrelas binárias.

Saiba mais em:


Em 09 de janeiro de 1986, o físico Stephen Hawking foi nomeado como membro da Academia de Ciências do Vaticano.

Um comentário:

Unknown disse...

Para quem ainda não conhece, independente de crença.
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=como+a+igreja+cat%C3%B3lica+construiu+a+civiliza%C3%A7%C3%A3o+ocidental