quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ciência, Renascimento e Idade Média: “Uma História que não é contada”.

Um grande equívoco é pensar que os avanços científicos aconteceram da “noite para o dia”, como resultado do trabalho de apenas alguns “heróis” que sozinhos iluminaram a humanidade. 
 
Hoje, o simples ato de ler um texto na internet não seria possível se não fosse o trabalho de nossos antecessores que: inventaram e aperfeiçoaram o computador e a internet; e outras pessoas que transmitiram conhecimento de geração em geração para que alguém produzisse esse artigo.
 
Da mesma forma, os grandes nomes do Renascimento também tiveram a colaboração de seus antecessores.

Na época do Renascimento, quando os cientistas famosos acabavam de nascer, algumas escolas e universidades já possuíam séculos de existência.  Foi na Idade Média que surgiu o sistema de ensino responsável pela formação desses cientistas.
Por exemplo, a Universidade de Bolonha fundada no ano de 1088, e é considerada a primeira universidade do mundo.
A universidade de Oxford foi fundada provavelmente em 1096 e a de Paris no ano de 1170. Na lista das universidades mais antigas do mundovemos que entre o ano de 1088 até o final da idade média, já haviam sido fundadas as mais importantes universidades da Europa. Ora, como alguém pode chamar de Idade das Trevas um período onde as Universidades cresceram como nunca havia ocorrido na História da Humanidade?
Conforme AQUINO:
 “Algo muito enganoso na história das ciências é pensar que se possa ter passado do “obscurantismo” medieval para o nascimento da ciência moderna de maneira súbita; ora, quem entende um pouco do que seja fazer pesquisa, sabe que isso seria impossível na Idade Média, onde a evolução da pesquisa era muito mais lenta do que hoje. É um grande engano pensar que “da noite para o dia” surgiu um grupo extraordinário de homens nos séculos XVI e XVII (Galileu, Kepler, Descartes, etc.) que conseguiram mudar completamente a maneira de ver o mundo. Esses homens devem seus êxitos ao trabalho árduo de seus antecessores medievais”. (AQUINO, 2009, p. 170)
Algumas ideias fundamentais para o avanço da ciência começaram a ser debatidas nas Universidades ainda durante a Idade Média. Alguns exemplos:
Roger Bacon (1214 – 1294) foi um padre da ordem dos franciscanos que fez estudos sobre a refração, aberração esférica e reflexão. Bacon foi um dos precursores do método científico, afirmava que “sem experimentos nada pode ser adequadamente conhecido. Um argumento prova teoricamente, mas não dá a certeza necessária para remover a dúvida” (D. Rops, apud AQUINO 2009, p. 169).
Outro grande filósofo que preparou o caminho para o Renascimento foi o Cardeal Nicolau de Cusa (1401 - 1464):
“Ele foi um precursor de Copérnico; assegurou que a Terra não era o centro do universo e, baseando-se nas observações dos eclipses, concluiu que a Terra era menor que o Sol e maior que a Lua. Também afirmou que o Sol, a Terra e os demais corpos celestes se encontram em movimento e com velocidades diferentes. Propôs ainda a rotação da Terra como explicação do ciclo dos dias”. (AQUINO, 2009, p. 171).
 
Também foi durante a Idade Média que surgiram muitas invenções simples que favorecerem a vida cotidiana e o crescimento das cidades. Aquino afirma que “na Idade Média houve um grande desenvolvimento tecnológico apoiado pela Igreja” (AQUINO 2009, p. 177).  
São citados como avanços tecnológicos da Idade Média: os óculos, a roda com aros, o relógio mecânico com pesos e rodas, o canhão, a caravela, a ferradura de cavalo, os moinhos de água, o aperfeiçoamento da bússola.
Para saber mais sobre Idade Média e História da Ciência, segue algumas dicas de leitura:
Livro: “Uma História que não é contada”, publicado pela Editora Cleófas, autoria de Felipe Aquino que é físico e doutor em engenharia mecânica.
Na Internet, encontramos vários textos interessantes, veja as referências a seguir.
Referências:
Aquino, Felipe Rinaldo Queiroz de. Uma História que não é contada. 5a ed. Lorena: Cleófas, 2009.
Wikipédia. Anexo: Lista das Universidades mais antigas do mundo. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidades_mais_antigas_do_mundo> Acessado em 04/02/2014.
________. Anexo: Lista de clérigos-cientistas católicos. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cl%C3%A9rigos-cientistas_cat%C3%B3licos>. Acessado em 04/02/2014.

________. Ciência Medieval. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_medieval>. Acessado em 04/02/2014.
________. Nicolau de Cusa. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_de_Cusa>. Acessado em 04/2/2014.
 ________. Roger Bacon. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Bacon>. Acessado em 4/2/2014.

Nenhum comentário: