sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Físico brasileiro foi um dos pioneiros no desenvolvimento das Telecomunicações

A incrível história do físico brasileiro que inventou um transmissor de ondas eletromagnéticas, um telefone sem fio e um telégrafo sem fio, mas ficou esquecido pela História da Ciência. Seu nome é Roberto Landell de Moura, inventor gaúcho, patrono dos radioamadores do Brasil.

Pesquisadores afirmam que o brasileiro Landell de Moura pode ter sido a primeira pessoa a transmitir a voz humana usando aparelhos de comunicação sem fio. Mas, por falta de apoio oficial, os méritos foram atribuídos somente ao italiano Marconi, que fez experiências semelhantes e ficou conhecido como o inventor do rádio.

Landell de Moura teve formação em Física e Química e também foi ordenado padre em 1886. Suas invenções são comprovadas através das patentes registradas nos Estados Unidos. No endereço eletrônico do Memorial Landell de Moura encontramos a seguinte informação:
“A Igreja Católica, reconhecendo e apoiando o seu trabalho como cientista, concedeu-lhe permissão especial para viajar aos Estados Unidos da América, onde permaneceu por quatro anos para patentear seus inventos”. (Fonte: Memorial Landell de Moura
As patentes foram registradas em 1904 e podem ser verificadas nos links a seguir:  Dificuldades e imcompreensão:

Em 1905, Landell retornou de sua viagem aos Estados Unidos. Em seguida, enviou correspondência ao presidente da República, pedindo dois navios da esquadra de guerra para realizar experiências de comunicação à distância e algo surpreendente ocorreu:
“Ao ser inquirido pelo assistente presidencial sobre a distância a que deveriam estar os navios um do outro para levar a cabo a experiência, o padre-cientista respondeu que poderia ser a máxima distância possível, pois, seus aparelhos, no futuro, serviriam até para comunicações interplanetárias”.
[...]
"Assombrado, o assistente ao dar retorno de sua tarefa ao presidente Rodrigues Alves anunciou: "Excelência, o tal padre é positivamente maluco. Imagina que ele chegou até a falar-me na possibilidade de conversar um dia, com outros mundos". Como resultado, Landell de Moura recebeu telegrama da Secretaria da Presidência da República informando lhe de que no momento não seria possível atender seu pedido, devendo aguardar uma futura oportunidade." (FORNARI, 1984, p. 62). Fonte: LANDELL DE MOURA OU MARCONI, QUEM É O PIONEIRO? César Augusto Azevedo dos Santos. 
O físico e padre-inventor Landell de Moura não foi compreendido pelas autoridades, e por muitos de seus contemporâneos. Há relatos de que o laboratório de Landell foi destruído por pessoas supersticiosas que possivelmente confundiam com bruxaria as invenções do padre.
Devido à falta de apoio, padre Landell acabou desistindo de suas experiências. Com isso, todo o mérito da invenção do rádio ficou com o italiano Guglielmo Marconi que de forma independente realizou experiências semelhantes.

Landell de Moura e a Igreja


Foram as instituições de ensino da Igreja que possibilitaram ao padre Landell a sua formação científica. Quando resolveu ser padre, foi estudar em Roma, onde teve formação em Física e Química. A estadia na Itália permitiu que ele tivesse contato com as últimas novidades da ciência. O Memorial Landell de moura informa que:

Padre Landell de Moura
“Com 11 anos, em 1872, estudou no Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de São Leopoldo-RS, onde concluiu o curso de Humanidades. Após seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi cursar a Escola Politécnica. Em companhia do seu irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se ambos a 22 de março de 1878 no Pontifício Colégio Pio Latino-Americano. Simultaneamente cursou a Pontifícia Universidade Gregoriana, doutorando-se em Física e Química. Foi ordenado padre em 28 de outubro de 1886”.  Fonte: Memorial Landell de Moura


Durante, sua carreira eclesiástica, Landell de Moura recebeu algumas promoções, chegando a ser Monsenhor que é um título de honra concedido mediante aprovação prévia do Papa.
“Roberto Landell de Moura foi Cônego do Cabido Metropolitano de Porto Alegre. A 17 de setembro de 1927 foi elevado, pelo Vaticano, a Monsenhor, e seis meses antes de falecer nomeado Arcediago, promoções que lhe foram feitas merecidamente”. Fonte: Memorial Landell de Moura.
 
As promoções mostram que Landell, era respeitado e tinha prestígio junto às autoridades da Igreja. Apesar disso, há vários relatos de que o padre Landell de Moura foi durante criticado por fiéis e alguns membros do clero. Mas com as informações até aqui apresentadas, fica evidente que as críticas não representavam a posição oficial da Igreja, mas sim de um grupo de pessoas. E conforme já foi dito, foi a própria Igreja que deu a formação científica ao padre Landell de Moura. 

Também devemos destacar que desenvolver tecnologia não é a função principal da Igreja. Conforme SANTOS:
"Quando se trata da Igreja Católica, entretanto, a análise de como ela se portou no processo que culmina com o não reconhecimento de Landell de Moura como o precursor da radiodifusão não revela a mesma nitidez observável no caso do Estado. De um lado está o Poder Público, que entre suas atribuições está implícita a de promover o desenvolvimento científico e cultural da nação, destinando para isso parte dos recursos que gerencia. Neste aspecto, se naquele momento histórico a autoridade governamental entendesse como importante o trabalho que estava sendo desenvolvido por Landell de Moura, teria base legal para financiar suas pesquisas". Tal situação não se aplica à Igreja Católica, embora fosse Landell de Moura um sacerdote, uma vez que apoiar ou financiar pesquisa científica não é a atividade fim das instituições religiosas". Fonte: Landell de Moura ou Marconi, quem é o pioneiro?
Selo Comemorativo foi lançado em sua homenagem em 19 de abril de 2011

"Os Correios do Rio de Janeiro lançaram no Clube Militar, no Jardim Botânico, o selo comemorativo em homenagem aos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura. 

Selo comemorativo: 150 anos de Landell de Moura
O lançamento foi conduzido pela Chefe da Seção de Filatelia, João Rangel. As obliterações do selo foram feitas pelo Gen. Clovis Purpe Bandeira, vice-presidente do Clube Militar, Cel Raul Augusto Borges, Diretor de radioamadorismo do Clube Militar e pelo sobrinho-neto do Padre Landell de Moura, Roberto Landell de Moura. Landell foi precursor da radiodifusão no Brasil. Pioneiro das telecomunicações, realizou as primeiras transmissões, no mundo, da voz humana à distância e sem fios. O selo retrata o Padre Landell de Moura falando ao microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos por ele inventado. A imagem também é composta com uma onda de rádio ondulada em amplitude. A ambientação em tons sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita remetem à época, final do século XIX. O evento faz parte das comemorações do radioamadorismo no Brasil. Fonte: Blog dos Correios.

Referências:


CORREIOS. Correios lançam no Rio de Janeiro o Selo Comemorativo em Homenagem ao Padre Landell de Moura. Publicado em 20 de abril de 2011. Disponível em: <http://blog.correios.com.br/filatelia/correios-lancam-no-rio-de-janeiro-o-selo-comemorativo-em-homenagem-ao-padre-landell-de-moura/>. Acessado em 20/03/2013

Memorial Landell de Moura. Tributo ao padre-cientista Roberto Landell de Moura. Disponível em: <http://www.memoriallandelldemoura.com.br/landell_vida_obra.html>. Acessado em 04/03/2013.

SANTOS, CÉSAR AUGUSTO AZEVEDO DOS. Landell de Moura ou Marconi, quem é o pioneiro? Trabalho apresentado no Núcleo de Mídia Sonora, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP06_santos.pdf>. Acessado em 04/03/2013.

Wikipédia. Roberto Landell de Moura. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura>. Acessado em 04/03/2013.

Nenhum comentário: