segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um livro surpreendente

Em 2013 foi lançado na Itália um livro que deverá surpreender até mesmo muitos historiadores.


Curiosamente os livros didáticos omitem certas informações. Até os professores acabam não tomando conhecimento de alguns fatos históricos.

Por exemplo, muitos professores de Física nunca ouviram falar que:
·    Antes do surgimento da Teoria do “Big Bang”, um padre chamado Georges Edouard Lemaître, já havia proposto uma teoria semelhante, devido a isso Lemaître é citado como um dos “pais” da cosmologia física. 
·    A difração da luz foi descoberta pelo padre Francesco Maria Grimaldi, que inclusive é citado na obra “Opticks” de Isaac Newton.
·    Nicolau Copérnico, o fundador da astronomia moderna, pertencia a Igreja. Copérnico era cônego, uma espécie de cargo administrativo da Igreja. Sua obra mais importante foi dedicada ao papa.
Muitos cientistas importantes eram: cônegos, bispos, padres e monges. Entretanto os livros didáticos destacam somente os conflitos, como se a Igreja fosse sempre contra a Ciência. Essa ideia equivocada se deve principalmente a uma compreensão inadequada do conflito ocorrido com Galileu Galilei.
Para mostrar o outro lado da História, os escritores Andrea Bartelloni e Francesco Agnoli lançaram pela Editora La Fontana di Siloé o livro intitulado:
Scienziati in tonaca
Titulo original: “Scienziati in tonaca: Da Copernico, padre dell'eliocentrismo, a Lamaître, padre del Big Bang”.
O livro relata também a participação de vários outros pesquisadores esquecidos pelos livros didáticos. Mais informações no endereço eletrônico da Editora La Fontana di Siloé.
Para saber mais, veja no link abaixo a lista de religiosos que foram cientistas:

Nenhum comentário: