quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Um grande incentivador do ensino da engenharia

O ensino da engenharia teve um grande incentivador na cidade de São Paulo: o padre Jesuíta Roberto Saboia de Medeiros (1905 – 1955). 


Em 1941 fundou a Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN), no Bairro da Liberdade, que utilizava o modelo de  ensino da “Graduate School of Business Administration” da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.


Criou em 1945 a Fundação de Ciências Aplicadas (FCA) que seria a mantenedora da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. Logo em seguida a FEI passou a oferecer o curso de  Engenharia Industrial com ênfase em Química, nomenclatura que seria mudada posteriormente para Engenharia Química.
No endereço eletrônico da FEI, podemos encontrar as seguintes informações sobre o padre Roberto Sabóia de Medeiros:

" Em 1947 a FEI dá início ao processo de criação do curso de Engenharia Mecânica. O período marcou o início de uma era de intenso avanço tecnológico e acentuou a concentração da força de trabalho no setor industrial. Nas modestas instalações do prédio de número 163 da rua São Joaquim, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a nova modalidade de engenharia dava sequência ao propósito do Padre Roberto Saboia de Medeiros de propagar o ensino prático e teórico direcionado à área de Engenharia Industrial. Era apenas o começo do grande crescimento industrial pelo qual passaria o Brasil e que fora previsto pelo religioso, com o desenvolvimento de indústrias de diferentes áreas como petróleo e automobilística nas décadas seguintes, as quais necessitariam cada vez mais de profissionais capazes de atuar no planejamento e na produção dos mais distintos maquinários".

"No dia 31 de julho
– Dia de Santo Inácio, do ano de 1955, morre o grande idealizador e fundador da FEI, Pe. Roberto Saboia de Medeiros, S.J. Um homem de Deus, que incentivou talentos, fundou escolas, criou empregos, desenvolveu empresas, e que até hoje continua inspirando dirigentes, professores, funcionários e alunos a continuar escrevendo belas páginas da história da educação no Brasil. Entre os legados de um homem que mesmo ocupadíssimo não cansava de dizer: “O que falta me atormenta”, estão a FEI, ESAN e FCI, que hoje formam o Centro Universitário da FEI, uma escola que já formou mais de 60 mil profissionais e que caminha a passos largos para se tornar uma Universidade".
http://www.fei.org.br/PadreSaboiaMedeiros.aspx

Referências:


História da FEI. Disponível em: <http://fei.edu.br/70anos/historia.html>. Acessado em 01/01/2014
Pe. Sabóia de Medeiros. Disponível em: <http://www.fei.org.br/PadreSaboiaMedeiros.aspx> Acessado em 01/01/2014.


Nenhum comentário: