terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Doutor em História revela fatos surpreendentes da História da Ciência.

Thomas Woods é um historiador norte americano, formado pela Universidade de Harvard com doutorado pela Universidade de Columbia. Em um dos seus livros, relata fatos históricos surpreendentes envolvendo religiosos e cientistas.


No livro encontramos informações sobre religiosos que foram cientistas de grande importância, porém esquecidos pela maioria dos livros didáticos. Como exemplos:


Giambattista Ricciolli (1598 – 1671): foi a primeira pessoa a determinar a taxa de aceleração de um corpo em queda livre.

Francesco Maria Grimaldi (1618 - 1663): foi o responsável pela descoberta da difração da luz, mediu a altura de diversas montanhas lunares e a altura das nuvens terrenas.
Rogério (Rudjer) Boscovich (1711 – 1787): desenvolveu o primeiro método geométrico para calcular a órbita dos planetas com base em apenas três observações de suas posições.
 
Athanasius Kircher (1602-1680): ajudou a desmascarar a alquimia com seus trabalhos em química, também fez estudos importantes sobre o antigo Egito.
Nicolaus Steno (1638-1686): é um dos nomes mais importantes da Geologia.
 
  • Houve ciência na Idade Média?
Outro fato surpreendente revelado no livro de Thomas Woods é que a Idade Média não foi o período somente de trevas como ensinam nas escolas. Foi nesse período que as Universidades se espalharam pela Europa. Ainda na idade média já encontramos os precursores do moderno método cientifico, como exemplos:
Roger Bacon: ainda no século XIII já afirmava que: “Sem experimentos, nada pode ser adequadamente conhecido”.
 
Alberto Magno (1200-1280) foi outro incentivador da pesquisa. Na sua obra intitulada “De Mineralibus” falava da necessidade de “não simplesmente aceitar as afirmações de outros, ou seja, o que é narrado pelas pessoas, mas investigar as causas que agem por si mesmas na natureza”.
Robert Grosseteste (1168- 1253) é conhecido por ter deixado por escrito um conjunto completo de passos que se deve dar para realizar uma experiência científica.
  • Cristianismo X Ciência ??
Thomas Woods também escreveu sobre a importância do Cristianismo para o desenvolvimento da Ciência. Citando a obra de Stanley Jaki, historiador da ciência, Woods mostra que veio da Bíblia a ideia de um Universo racional e ordenado. Outros povos, que não tinham essa crença, não conseguiram fazer a Ciência avançar. Por exemplo, algumas civilizações concebiam o Universo como “um gigantesco organismo dominado por um panteão de divindades”. Outras civilizações acreditavam que as “coisas criadas possuíam mente e vontade própria”, dessa forma, não poderiam “ter um comportamento ditado por leis” que pudessem ser verificadas através da observação.

Essas observações podem ser encontradas no livro escrito por Thomas Woods que foi lançado no Brasil pela Editora Quadrante e tem o título: Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental.  Título original: “How the Catholic Church Built Western Civilization”.
  • Galileu Galilei:
Woods explica também o conflito de parte da Igreja com o famoso cientista Galileu Galilei, fato que infelizmente é muito mais lembrado do que as muitas colaborações de religiosos com a ciência. Como afirma Thomas Woods:
“[...] o verdadeiro papel da Igreja no desenvolvimento da ciência continua a ser uma espécie de segredo para o público em geral”.
Também vale a pena assistir o vídeo abaixo, onde Thomas Woods fala sobre Igreja e Ciência. Esse vídeo faz parte de uma série de programas produzidos para a TV americana.
 
  • Referências: 
WOODS Jr., Thomas E. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. Tradução de Élcio Carillo; revisão de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 2008.

Vídeo: A Igreja Católica Construtora da Civilização - Padres como pioneiros da ciência. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=35pBduCH1-0>. Acessado em 13/01/2013. 

 

Nenhum comentário: