domingo, 5 de janeiro de 2014

Galileu - Pelo copernicanismo e pela Igreja

Bispo que também é astrônomo amador, traduziu livro sobre Galileu Galilei, lançado no Brasil pela editora Loyola.
 

O bispo da diocese de Ponta Grossa, dom Sérgio Braschi, traduziu para o idioma português o livro: Galileu - Pelo copernicanismo e pela Igreja, lançado no Brasil pela editora Loyola. Esse livro traz detalhes sobre o conflito ocorrido no século XVII entre o cientista Galileu Galilei e a Igreja Católica. Essa obra aborda um tema que infelizmente é mal compreendido por muitas pessoas. No blog "Tubo de ensaio" do jornal Gazeta do Povo, o jornalista Marcio Antonio Campos fez o seguinte relato:
 
"No dia em que saiu o resultado do vestibular da UFPR, resolvi fazer um teste e, enquanto esperava a festa aqui na Praça Carlos Gomes, perguntei a alguns vestibulandos o que eles lembravam daquilo que foi ensinado sobre Galileu no ensino médio. Apenas um estudante recordou algo: que Galileu tinha sido perseguido por dizer que a Terra era redonda!"
 
A opinião do estudante estava completamente equivocada. Na verdade, Galileu Galilei defendia a ídeia de que a Terra girava em torno do Sol, mas a teoria aceita pela Igreja era de que o Sol é que estava em movimento ao redor da Terra. Hoje sabemos que Galileu Galilei é quem tinha razão.
 
É importante destacar que a Igreja Católica mantinha em funcionamento muitas universidades onde era obrigatório o estudo da astronomia. Portanto, apesar do equívoco no processo de Galileu, era a Igreja quem mais incentivava o estudo da astronomia naquela época.
 
Outro fato importante a ser destacado é a religiosidade de Galileu Galilei, permaneceu católico por toda a vida e sempre desejou estar unido a Igreja. Veja a seguir, parte do texto publicado no blog Tubo de Ensaio do jornalista Marcio Antonio Campos, Jornal Gazeta do Povo, no texto aparece alguns comentários do bispo Sérgio Braschi:
 
"Resumir o drama de Galileu a uma guerra entre ciência e religião é ser simplista, na opinião do bispo. "Primeiro, porque Galileu era um homem de fé e fiel à Igreja. Segundo, porque havia vaidade, inveja, ciúme também entre os cientistas. Mesmo fora do âmbito religioso tentava-se salvar a cosmologia de Aristóteles e Ptolomeu. Eles acreditavam, por exemplo, que os corpos celestes eram esferas lisas. Quando Galileu mostrou que a Lua tinha crateras, os aristotélicos chegaram a dizer que essa superfície lunar irregular era coberta por uma camada de vidro que dava à Lua um formato perfeitamente liso", explica dom Sérgio".
[...]
"O tempo mostrou que Galileu tinha razão – mas as descobertas recentes sobre seu processo desmentem vários mitos e mostram que é impossível dividir os personagens do episódio em mocinhos e bandidos. Então, por que ainda hoje existem pessoas (inclusive professores) que continuam a afirmar coisas como "Galileu foi morto na fogueira"? "Quem tem algum preconceito contra a Igreja vai perpetuar os mitos porque sequer vai procurar conhecer os fatos, ou os argumentos contrários. Enquanto o mundo for mundo, essa postura permanecerá", avalia dom Sérgio."
 
Se desejar saber mais sobre o assunto, consulte as referências abaixo:
 
Referências:

Afinal, o que aconteceu com Galileu Galilei? Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=857570&tit=afinal-o-que-aconteceu-com-galileu-galilei#.UTKf3eQFfzk.blogger>. Acessado em 03/03/2013.

Bispo Católico e astrônomo amador. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=860344&tit=Bispo-catolico-e-astronomo-amador>.  Acessado em 03/03/2013.

Galileu, entre a ciência e a fé. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=860340&tit=Galileu-entre-a-ciencia-e-a-fe>. Acessado em 03/03/2013.

Marcio Antonio campos. Blog Tubo de Ensaio. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/>. Acessado em 03/03/2013.

Galileu e a Fé. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG85748-8489-210,00-GALILEU+E+A+FE.html Acessado >. Acessado em 03/03/2013.


Palavras chave: Religiosos cientistas; História da Igreja; História da Física; História da Matemática.

Nenhum comentário: