sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Medidor eletromagnético de vazão: invenção do suíço Bonaventura Thurlemann

A invenção do medidor eletromagnético de vazão permitiu avanços significativos na indústria, pois é de grande importância para a instrumentação industrial. O primeiro medidor eletromagnético de vazão foi construído pelo inventor e padre Bonaventura Thurlemann. 

Esse instrumento funciona baseado nos princípios físicos enunciados no séc. XIX por Michael Faraday. Os medidores de vazão são instrumentos de grande importância para as indústrias de papel, bebidas, química e outras. Durante a fabricação de diversos produtos, é necessário medir a vazão de líquidos. Por exemplo, na fabricação de bebidas é preciso medir a quantidade de cada ingrediente utilizado no processo para que a qualidade desejada seja atingida.


No vídeo a seguir, você pode encontrar mais informações sobre essa importante invenção.
Vídeo disponível também no link: https://www.youtube.com/watch?v=-XD0LmJyYJQ



Medidor de vazão marca Endress+Hauser
Os medidores modernos tem o aspecto mostrado na figura ao lado, claro que foram aperfeiçoados por várias empresas, atualmente a eletrônica está incorporada ao funcionamento do instrumento.

O princípio de funcionamento do medidor eletromagnético:
Texto a seguir foi retirado da Apostila: CEFET/RS – ELETROMECÂNICA – INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE – Prof. TAYLOR SOARES ROSA 4/6/2008

Tem seu princípio de funcionamento baseado na lei de Faraday da indução eletromagnética, que diz:

“Quando um condutor elétrico se desloca dentro de um campo magnético, de modo a cortar as linhas de campo , surge uma força eletromotriz induzida neste condutor.” 

É construído de modo a gerar o campo magnético na tubulação por onde irá circular o fluido, possuindo eletrodos que ficam em contato com o mesmo que captam o sinal gerado, enviando para a unidade de tratamento de sinais. 

O sinal gerado (mV) depende do tipo de fluido e da velocidade que o mesmo que circula através da tubulação.

Fluidos utilizados: tem que ter características condutivas, sendo ideal para ácidos, iodos, efluentes, polpas, água ...

Vantagens: Não oferece perda de carga, boa precisão e sensibilidade, sendo bastante utilizado nas indústrias de papel e celulose.

Desvantagens: Não medem fluidos isolantes, como os hidrocarbonetos em geral, sendo pouco utilizados em indústrias petroquímicas. 


Referências:
Endress+Hauser Celebrates One-Millionth Magmeter. Disponível em: <http://www.powderhandling.com.au/articles/endress-hauser-celebrates-one-millionth-magmeter>Acessado em 02/01/2014.
How Electro magnetic Flow Meters Are Used In Industry. Disponível em: <http://www.articlesbase.com/computers-articles/how-electro-magnetic-flow-meters-are-used-in-industry-4714176.html >Acessado em 02/01/2014.
Introduction to Electromagnetic Flowmeters. Disponível em: <http://electromagneticflowmeter.org/2011/03/07/introduction-to-electromagnetic-flowmeters/>.Acessado em 02/01/2014.
Promag 10D/50D: novo medidor de vazão eletromagnético Endress+Hauser. Disponível em: <http://www.br.endress.com/eh/sc/america/br/pt/home.nsf/#page/id/8B5A1DC03575BACDC12575A5006E2F35 > Acessado em 02/01/2014.

Palavras chave: história da instrumentação industrial; história da tecnologia; História da Igreja; Religiosos Cientistas; Religiosos Inventores.








Nenhum comentário: