sábado, 11 de julho de 2015

O trânsito de Mercúrio

O que são esses pontos escuros em frente ao Sol?



A imagem acima foi gerada pela NASA e representa o trânsito do planeta Mercúrio em frente ao Sol.1

O trânsito de um planeta ocorre quando visualizamos a sua passagem em frente ao Sol, portanto podemos observar da Terra somente o trânsito dos planetas Mercúrio e Vênus. Em média ocorrem treze trânsitos de Mercúrio a cada século, o próximo está previsto para ocorrer em 09 de maio de 2016.2  

O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) fez uma previsão da ocorrência desse fenômeno. A confirmação ocorreu em 1631, trabalho realizado pelo astrônomo e padre Pierre Gassendi (1592- 1655),1 que foi o primeiro cientista a confirmar o trânsito do planeta Mercúrio. 1 e 2

Pierre Gassendi nasceu em 1592 na região francesa de “Champtercier”, foi ordenado padre em 16163 (ou 1615)4. Padre Gassendi foi o cientista que recuperou e defendeu as ideias dos antigos gregos sobre a existência dos átomos, e foi o primeiro a fazer distinção entre átomos e moléculas. 

A confirmação do trânsito de Mercúrio

"Cunning Mercury wanted to cross without being seen. It came sooner than anyone had expected! But it could not escape being discovered. I found it and saw it! It happened to nobody before me on 7 November 1631 in the morning." (Pierre Gassendi, padre e filósofo francês, Fonte: NASA.)
Kepler havia previsto que o transito de Mercúrio ocorreria em 07 de novembro de 1631. Padre Gassendi se preparou com antecedência. É importante lembrar, que naquela época, os instrumentos eram bastante primitivos. Não existiam instrumentos adequados para observar o Sol sem causar danos à visão. A técnica era posicionar uma tela branca recebendo a luz do Sol em uma sala escura. A luz solar entrava por um pequeno buraco e a imagem do Sol era projetada na tela. A previsão de Kepler não indicava com precisão qual seria o horário que Mercúrio começaria a “passar” em frente ao Sol, além disso, não existiam relógios precisos como temos hoje em dia. Portanto, observar um fenômeno astronômico exigia grande concentração e dedicação. Padre Gassendi começou a observar o fenômeno dois dias antes da data prevista, pois temia perder a oportunidade de visualizar o planeta. 

Uma descrição detalhada da primeira observação do transito de Mercúrio pode ser encontrado no interessantíssimo site Scientus.org

Para saber mais acesse as referências a seguir:

REFERÊNCIAS:

[1] NASA. Mercury Transit Foreshadows Future Planet Hunt. Disponível em: <http://www.nasa.gov/vision/universe/newworlds/Mercury_Transit_exoplanets_prt.htm>. Acesso em: 11 jul.2015.

[2] Uranometria Nova. Trânsito de Mercúrio: 08 de novembro de 2006. Disponível em: <http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0027.htm>. Acesso em 11 jul.2015.

[3] História da Ciência. Gassendi, o primeiro cientista a fazer distinção entre átomos e moléculas. Disponível em: <http://hisciencia.blogspot.com.br/2014/12/gassendi-o-primeiro-cientista-fazer.html>. Acesso em 11 jul.2015.

[4] Mac Tutor History of Mathematics archive. Pierre Gassendi. Disponível em: <http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Gassendi.html>. Acesso em 11 jul.2015.


[5] Scientus.org. Gassendi’s Transit. Disponível em: <http://www.scientus.org/Gassendi-Transit-Mercury.html>. Acesso em 11 jul. 2015.

Temas relacionados: História da Ciência, padres cientistas, padres que se dedicaram a ciência, História da Igreja Católica, História da Física, História da Astronomia.

Nenhum comentário: